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Dicas Técnicas: Tipos de pneus, nomenclatura, índices e aplicações

79 comentários
Muitas pessoas não dão a devida importância para os pneus do veículo. Qualquer tipo de pneu serve, desde que esteja novo.

Mas, além do inquestionável atributo de segurança que os bons pneus necessariamente oferecem, características particulares são promovidas aos Fuscas (e a qualquer carro!) por cada tipo de pneu. Conhecer essas particularidades facilitará a sua escolha numa próxima troca.



Quatro dos pneus acima são diagonais 5.60-15; um deles é o radial 165R15. Será que você consegue descobrir qual é qual? Após ler as dicas abaixo, ficará mais fácil.


Antes de discutirmos qual o melhor tipo de pneu para cada uso, vamos, resumidamente, estudar um pouco sobre estes imprescindíveis acessórios.

Pneus diagonais (ou convencionais): são, geralmente, os pneus mais antigos. Os cordéis de nylon que formam a estrutura da carcaça são dispostos diagonalmente - dai advém seu nome. Geralmente, são do tipo "tubetype" (devem ser utilizados com câmaras de ar). Por ser mais flexível, é mais resistente a impactos laterais. Porém, tal flexibilidade contribui para que sejam mais instáveis. São, na maioria dos casos, mais macios quando em rodagem, sendo que tal característica geralmente impacta negativamente no consumo de combustível, fazendo o carro gastar um pouco mais.

Pneus radiais: são pneus de tecnologia e construção mais moderna. Os cordéis de aço ou nylon são dispostos radialmente à carcaça (exatamente, leitor: daí provém seu nome). Por ter a banda de rodagem mais rígida, tem maior durabilidade (as vezes o dobro de um convencional equivalente) e maior estabilidade, especialmente em altas velocidades. Geralmente são "tubeless", ou seja, dispensam o emprego da câmara de ar, o que, particularmente, eu entendo com uma grande vantagem (numa viagem, por exemplo, o pneu não murcha de uma vez, e o reparo temporário pode ser feito de forma simples e rápida com o popular enxerto de "macarrão"). Todavia, as laterais são geralmente mais frágeis para compensar a maior rigidez do conjunto. Em comparação com o pneu diagonal, costumam deixar o carro um pouco mais duro, mas mais econômico.

Após aprendermos a diferença básica de pneus radiais e diagonais, vamos aprender a decifrá-los numa rápida leitura:

Vamos supor que na lateral do seu pneumático exista o seguinte: 165/80R15 86 S (pneu do Fusca Itamar)

Teremos, resumidamente e a grosso modo, que:

- 165: largura do pneu em mm;
- 80: altura do perfil do pneu, em percentual da largura (nesse caso, 80% de 165 mm);
- R: pneu de construção radial
- 15: aro do pneu
- 86: índice de capacidade de carga
- S: índice de velocidade suportada

Para sabermos quais os valores a que se referenciam os índices supracitados, consultaremos as tabelas abaixo:



A tabela acima mostra uma equiparação dos índices dos pneus com os limites máximos de velocidade homologada em Km/h.


No caso do exemplo supracitado, temos um pneu com índice S, o que corresponderia a um pneu homologado para rodar a até 180 km/h.



A tabela imediatamente acima apresenta uma relação dos índices do pneu com a capacidade máxima de carga homologada por um pneu em kg.


Reiteramos que esta capacidade plena é admissível quando o pneu estiver com a máxima pressão recomendada (este limite está apresentado na lateral do pneu, e varia de caso para caso).

No exemplo, temos um pneu com índice 86. Ou seja, esse pneu suportaria 530 kg de carga sobre ele, desde que esteja com a máxima pressão. Considerando-se que o carro tem 4 pneus, temos que: 4 x 530 = 2.120 kg de carga total sobre o carro, teoricamente suportáveis pelos seus pneumáticos a máxima pressão. Resta saber se o carro suporta tal carga (consultar o Manual do Proprietário).

Diante do exposto, fica evidente que a escolha do pneu abrange muito mais do que a comumente averiguada medida de largura, perfil e aro.


Os pneus convencionais (diagonais) são geralmente apresentados na forma similar a 5.60-15 (medida da maioria dos pneus originais do Fusca). Temos que:

- 5.60: largura dos pneus em polegadas.
- Perfil do pneu: 100% da largura (é subentendido, pois ele não aparece).
- 15: aro do pneu.


Nesse instante, acredito que grande parte dos leitores estará resmungando: "Ok, mas e aí, qual o melhor pneu para o meu estimado besouro"?

E, nós, de pronto, responderemos:

- Depende!

Exatamente: são muitas as variáveis existentes. Assim, o tipo de pneu mais adequado dependerá principalmente dos seus objetivos para com seu brinquedo.

De modo simplista, podemos sugerir que:

Pneu 5.60-15: são os pneus diagonais originais dos Fuscas (exceto o modelo Itamar, fabricado a partir de 1993). Atualmente, podemos encontrar no mercado os seguintes modelos: Firestone Campeão Supremo, Pirelli Tornado Alfa e Maggion Falco F2. Particularmente, dentre todos esses, eu prefiro os Pirelli. Mas, geralmente, são os mais caros do grupo. Sugiro usar esse tipo de pneu quando o Fusca for ser empregado majoritariamente na cidade ou campo, em estradas de terra ruins. Por ter sua construção diagonal, são resistentes, geram satisfatória tração em pisos ruins, e, quando empregados com a calibragem recomendada, promovem um incremento em "conforto" no Fusca (frente a outros tipos de pneus de perfil mais baixo). Logicamente, são indicados também a quem deseja um visual bem original em seu brinquedo.



Penélope, em meados de 2010, com os novos "sapatinhos" convencionais Maggion Falco F2 5.60-15 recém colocados. Mesmo fazendo rodízios, alinhamentos e balanceamentos constantes, os pneus não chegaram a 30 mil km de durabilidade. Além disso, as laterais começaram a rachar, mesmo com alguma banda de rodagem ainda disponível. Perto dos pneus diagonais, os radiais são extremamente mais duráveis.


Pneu 165R15: são os pneus radiais que saíram no Fusca Itamar, sendo sua medida real descrita por 165/80R15. São um pouco mais largos e mais altos que os 5.60-15, já que a medida radial equivalente aos diagonais originais deveria ser a 155R15 (que hoje não é mais fabricada no Brasil). O único fabricante deste pneu atualmente em nossa terra tupiniquim é a Goodyear, através da sua marca Kelly Metric. Por seu projeto mais moderno, são bem mais duráveis e estáveis, mas um pouco mais duros também. Tendem a deixar a direção um pouquinho mais pesada e o carro um pouco mais "molenga", já que alonga um pouco a relação de marchas do Fusca por conta do seu diâmetro final um pouco maior (frente aos originais convencionais). É um bom pneu para uso geral, com clara vantagem para quem pretende rodar bastante na estrada, agregando a vantagem de não exigir câmaras de ar. Perde um pouco em desempenho off-road quando comparado aos diagonais originais, por conta das características explicadas em itens acima. De qualquer forma, analisando-se de uma maneira geral, eu entendo que são vantajosos, mas cobram um preço por isso (literalmente: são encontrados a preços consideravelmente mais elevados no mercado).



Numa das propagandas de lançamento do Fusca Itamar, evidencia-se os pneus radicais 165R15: mais largos e mais altos, foram vítimas de duras críticas da mídia especializada, que considerava um retrocesso o besouro ostentar pneus que o deixavam ainda mais alto. Para nós, amantes do Fusca em seu uso ideal, a altura extra foi muito bem vinda. De qualquer forma, mesmo com a altura extra os pneus radiais promovem significativo aumento de estabilidade.


Pneu Maggion Militar 5.60-15: é um pneu diagonal, com medidas próximas do original do carro, mas com o diferencial de ter um desenho de banda de rodagem similar aos dos antigos jipes miliares. É um pneu MUD, que a Maggion classifica como agrícola. Tem satisfatória tração em lama, mas perde muito em desempenho no asfalto. Em altas velocidades e pista molhada chegam a ser perigosos. Assim, aconselho que esses pneus sejam empregados apenas por quem precisa de fato de um pneu lameiro. Contudo, há outras alternativas para usos fora de estrada, como a metodologia que emprego na Penélope (correntes para uso pontual ou um par de pneus extras 100% off-road). De qualquer modo, se ponderarmos que os Fusca se saem muito bem na terra apenas com a pressão de seus pneus um pouco abaixada, veremos que a aplicação desses pneus militares tem um leque de usabilidade bem restrita. Uma possibilidade, todavia, seria que um par destes pneus fossem levados como sobressalentes, um ocupando o lugar do estepe e o outro alocado num bagageiro de teto por exemplo.



Fusca Joca do amigo Alexandre: para um uso focado totalmente no off - road, os pneus Maggion Militar 5.60-15 servem bem. Por manter as medidas originais do Fusca, não alteram a relação de marcha, nem provocam esforços desmedidos no trem de força do carro, além de não exigirem nenhum tipo de adaptação. Contudo, são muito limitados para o uso cotidiano, especialmente no que se refere a estradas (asfalto) em velocidades mais altas (acima de 80 km/h) com chuva.



Barrinho em viagens: para rodar grandes distâncias, e para o uso normal e cotidiano, utilizava os pneus Firestone Campeão Supremo 5.60-15. Mas, para não passar aperto em locais complicados, levava os pneus lameiros no rack sempre que sabíamos (ou suspeitávamos) da existência de atoleiros muito complicados.


Outras medidas: as rodas do Fusca, ainda que originais, suportam algumas outras medidas de pneu sem que seu emprego seja perigoso ou haja uma grande perda de desempenho. De forma geral, os besouros mais estáveis na estrada que já tive, invariavelmente, utilizavam rodas aro 14 e pneus de medidas mais largas e perfis mais baixos. Se você não necessita de um carro mais alto, ou com melhor desempenho em estradas de terra ou mesmo off-road leve, vale a pena cogitar a possibilidade de empregar as rodas de Brasília (ou similares), com pneus mais largos e perfis mais baixos. Isso maximiza bastante a estabilidade do besouro na velocidade em estradas, embora gere grandes prejuízos no uso aventureiro (off-road). E, lembre-se: sendo o Fusca um carro leve, pneus muito largos comprometem a segurança na estrada sob chuva forte, pois tal situação facilita bastante a ocorrência de aquaplanagem (sendo o Fusca um carro leve, o emprego de pneus largos faz com que a pressão exercida no solo seja baixa, facilitando a ocorrência de aquaplanagem).



Fusca Mau: dotado de pneus 185/65R14 na frente e 195/70R14 atrás, primava pela estabilidade em altas velocidades na estrada (pneu de perfil baixo na dianteira), sem perder a capacidade de tracionar relativamente bem na terra e na lama, num uso fora de estrada leve (pneus grandes na traseira). É uma configuração interessante, parecida com a dos Buggys e Bajas, surtindo efeitos práticos e visuais interessantes.



O Ray, empregando rodas de Brasília com pneus radiais era simplesmente fantástico na estrada. Sua estabilidade proporcionava grande prazer de direção. Todavia, para um uso fora de estrada, tal configuração não é recomenda, pois o carro perde em vão livre e perde em capacidade de tração e transposição de obstáculos.


De qualquer modo, muitas vezes a escolha dos pneus agrega mais subjetividade do que racionalidade. Mas, certamente, com as dicas apontadas nas linhas acima, o leitor terá melhor embasamento para escolher o melhor pneu para o seu uso particular. O importante, como sempre, é estar calçando bons pneus, pois a segurança está acima de tudo.

E, lembre-se: um pneu tem sua vida útil estimada em 05 anos, mesmo que a banda de rodagem esteja boa. A partir de 06 anos, o emprego desse pneu pode ser perigoso!



A imagem acima mostra algum pneu fabricado na semana n. 22 do ano de 2008. Ou seja, em junho de 2013 esse pneu perdeu seu prazo de validade, sendo recomendada a sua troca. Após junho de 2014, a sua rodagem se tornou muito insegura, sendo a data limite para sua substituição independentemente do estado da banda de rodagem.


Nos vemos na estrada!

79 comentários :

  1. tenho fusca aro 15 com pneus 195/60/15 os 4 , motor 1500 carburaçao simples , ele tem uma boa estabilidade com pneus gastos
    estou precisando colocar outros e quero saber qual seria a medida ideal pra colocar que deixa ele com boa estabilidade e que nao force muito o carro , dizem que quanto mais o pneu é mais largo o carro fica com menos potencia , mais pesado .

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    1. Fernando, primeiramente obrigado por participar do blog. A Grosso modo o que influi na potência/torque percebidos é o diâmetro total do pneu pelo aparente alongamento ou encurtamento da relação de marchas. A largura influência mais em outros esforços, inclusive no arrasto aerodinâmico e no maior peso normalmente para virar a direção em manobras. Eu particularmente acho o pneu 195 um pouco exagerado para o Fusca porque ele facilita a aquaplanagem na estrada sob chuvas fortes, pois o Fusca é leve. No seu lugar eu colocaria um pneu 185/70 no besouro para aumentar o conforto e colocaria a barra estabilizadora dianteira e a compensadora traseira para maximizar a estabilidade. De qualquer forma a escolha do pneu depende de seu gosto pessoal e do tipo de uso que fará do carro. Se quiser podemos conversar mais detalhadamente sobre o assunto pois ele é bem vasto. Abs.

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    2. Bom dia. Primeiro quero parabenizar pelo excelente texto. Comprei pneus 215/65 r15 para instalar no meu fusca itamar com pneus originais.
      Iria colocar roda esportiva tala 5,5.
      Acontece que pedi pela internet e achei os
      Pneus novos muito largos. Na traseira parece que dará perfeitamente.
      'Minha dúvida é na dianteira. Não quero perder tempo de instalar e não caber.
      Pela sua experiência, consigo colocar na dianteira, ou devo pedir troca pela internet imediatamente? Grande abraços e aguardo.

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    3. David boa noite. Desculpe a demora. As coisas estão um pouco corridas por aqui. Os pneus dianteiros certamente pegarão na hora que o volante estiver virado para algum lado. Talvez com um rebatimento de assoalho seja possível instalar está medida na dianteira. Contudo, acho que pneus 215 são muito largos para o Fusca, facilitando com certeza a ocorrência de aquaplanagem na estrada sob chuva forte. Compartilhe sua experiência depois conosco. Obrigado.

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  2. bom dia eu tenho um fusca aro 14 rodão sabe gostaria de saber se eu colocar o pneu 185/65r14 nas 4 rodas aquele cravao se daria certo ...e ele ficaria no caso um pouco mais alto ?

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    1. Magali, bom dia! Respondi sua dúvida por e-mail. O pneu cross (cravudo) é apenas para uso off-road mais pesado, não serve para o dia a dia. Se quiser um pneu para uso misto, terra e asfalto, uma opção mais contida seria o 5.60-15 Miltiar da Maggion. O problema é que para esta medida sua é difícil achar pneu novo todo terreno. Pode fazer como eu fazia com o Barrinho e faço com a Penélope: deixo um pneu cravudo destes para levar comigo quando sei que haverá encrenca.

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  3. qual pneu você recomenda para kombi ano 86 aro 14? vlw

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    1. Prezado amigo e visitante do fórum: o pneu original das Kombis mais modernas, e que pode ser utilizado na sua, é o 185R14, preferencialmente a linha própria de carga indicada para Kombis e afins. Para os veículos de carga, eu considero um bom custo benefício a linha Chrono da Pirelli, como o Pneu Pirelli Chrono 185R14 CTL 102/100R. Qualquer necessidade nos retorne. Obrigado pela visita!

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  4. Boa tarde !!
    Tenho um fusca 72 original aros 15 , queria colocar uns pneus de lama pois quando vou pró sítio em dia de chuva e muita lama, e os pneus originais sofrem bastante, qual pneus você me recomendaria ?

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    1. Gabriel, para este uso o melhor que posso recomendar são os pneus Maggion Militar 5.60-15, na medida original do Fusca. Não força, não altera nada, são bons na lama, satisfatórios no asfalto, novos e relativamente baratos. São os pneus que estão no Joca ai na foto acima. A Penélope irá receber um par destes na traseira. Em breve teremos uma pastagem aqui sobre isso! Aguarde rs... Obrigado pela visita.

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  5. ola obrigado pelas dicas , tenho um fusca e estou pensando colocar pneus 185 65 r 15 na traseira. e na diateira aros 14 com os pneus pirelli 5.90 14. o q me dis sera q terei problemas de multas, ou de desnpenho no carro. desde ja agradeço.

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    1. Leoni, obrigado você por sua visita. Teoricamente ambas as medidas estão mais ou menos próximas das originais, de forma que dificilmente você encontrará alguém que vá se sentir confortável em lhe emitir uma multa por isso nas estradas. Mas, como aqui é Brasil, é difícil falar algo com plena certeza, já que, assim como existem excelentes policiais, existem os péssimos (afinal, são seres humanos). Eu particularmente não faria uma mistura destas, com R15 na traseira e R14 na frente. Tentaria fazer uma coisa mais homogênea, mantendo ao menos os mesmos pares de roda na frente e atrás, deixando o conjunto mais harmônico. As medidas podem ser estas que você mencionou, promovendo uma ou outra mudança de acordo com o uso majoritário do Fusca. Como a Penélope é usada para passeios fora de estrada, eu acho que 5.60-15 imbatíveis no conjunto final de obra. Mas, para quem usa o carro principalmente em estradas de asfalto com maior velocidade, são pneus que deixam a desejar. É algo complexo e que envolve muitas variáveis. Se eu puder ajudar com algo, retorne.

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  6. Tenho 21 anos e comprei ano passado (em 2015) um fusca como meu 1º carro. É um fusca da série "Itamar", ano 94 modelo 1995. Ele veio com pneus medida 175/65 14 bem gastos. Pouco tempo depois, comprei à vista 4 pneus zero 185/70 14 goodyear assurance. Ganhou em estabilidade, visual, altura livre do solo e piorou na dureza em manobrar a direção. Ficou muito bom o conjunto, valeu a pena pois deu mais imponência e diminuiu a diferença de tamanho do conjunto roda/pneu de medida original.
    Abraço. Fiquem na paz de Deus.

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    1. Dennys obrigado por sua visita e por trazer informações construtivas para os visitantes. E parabéns pela viatura, sem dúvida alguma um excelente ano do Fusca.

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  7. Boa tarde estou pensando em por 2 pneus dianteiros no meu fusca na medida 165 70 r14 seria uma boa escolha?

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    1. Boa tarde Wanderley. Qual o deu objetivo é seu uso predominante do carro? Quais os pneus traseiros? Obrigado.

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  8. Oi Rodrigo, bom dia...estou precisando reformar as rodas do meu 66. São fechadas e originais. Vc conhece alguém que não cobre um preço exorbitante? Obrigado e parabéns pelo blog

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    1. Prezado amigo; Ultimamente está difícil encontrar quem faz um bom serviço por um preço em conta. Sinceramente, não saberia quem indicar para você, considerando-se a procura por um excelente serviço a um preço não extrapolado. Vou tentar me informar acerca de algo. Obrigado pela visita e apareça sempre!

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  9. Oi Rodrigo, bom dia...estou precisando reformar as rodas do meu 66. São fechadas e originais. Vc conhece alguém que não cobre um preço exorbitante? Obrigado e parabéns pelo blog

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    1. Amigo Fusqueiro. Infelizmente não sei lhe indicar ninguém que faça este serviço com competência. De qualquer modo, sendo as rodas originais, não se desfaça delas. Guarde-as pois uma hora aparece quem faz o serviço por um preço justo e você terá uma verdadeira relíquia em suas mãos! Obrigado e volte sempre!

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  10. Meu fusca roda com pneus assurance 185/70 r14 nas 4, gostaria de saber se fica bom colocar 195/70 r14 na traseira e que implicações trariam para o dia a dia.

    Obs: fusca 1600 , cambio 8x35, utilizo apenas na cidade e estrada.
    Obrigado

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    1. Paulo, primeiramente, obrigado pela visita. Se você olhar no blog, verá que o meu ex - Fusca Mau rodava com uma configuração similar a esta que pretende fazer. Digo-lhe, sem dúvida alguma, que foi o Fusca mais estável que tive até hoje. A configuração é excelente para estrada, mas deixa o carro um pouco mais duro no dia a dia. Lembrando que pneus mais largos também costumam interferir no desempenho, mesmo que o diâmetro final seja o mesmo do original, pois com eles a área plana equivalente do arrasto aerodinâmico do carro aumenta (mais perceptível em altas velocidades). De qualquer forma, é uma configuração bacana, que não deve lhe trazer aborrecimentos e, sem dúvida alguma, promover-lhe-á significativo ganho de estabilidade, frenagem e segurança. O conforto depende muito da calibragem a ser empregada. Eu era mais novo na época, então aceitava bem esta configuração do carro. Inclusive fazia algumas incursões off-roads leves com ele assim... sucesso e forte abraço.

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  11. OI Rodrigo! Tenho um fusca original 80 1300. Estou precisando trocar os pneus (aro 15 5.60-15) e vi que o da marca MAGGION é o mais em conta. Gostaria da sua opinião se compro este ou Firestone ou Pirelli? Obrigada desde já por sua ajuda. Abçs.

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    1. Olá Lissa, tudo bom? Primeiramente, desculpe a demora em responder. As coisas estão corridas aqui! Parabéns por ser proprietária de uma verdadeira lenda! Lissa, qualquer um destes irá lhe atender satisfatoriamente. Cada fabricante tem suas características específicas. Contudo, hoje a Penélope usa dois Maggion Falco na dianteira e dois Maggion Militar na traseira. Não tenho do que reclamar! Obrigado e volte sempre!

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    2. Meu fusca é 1980 e tô querendo achar uma configuração boa pra comprar os pneus... ela estava com roda 14 acabei de reformar ele fazer o motor e já comprei as rodas originais aro 15 tala 4,5 queria saber quais pneus usar? Para ficar mais próximo do original possível com conforto qualidade e durabilidade, e gostaria de não usar câmeras de ar pelo que vi pneus sem câmera dura mais e como ando pouco só nos finais de semana as vezes vou pra roça mas anda mais em asfalto e viagens curtas de asfalto!

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  12. Olá Rodrigo, ótimo post. Tenho um fusca 72 com rodas originais aro 15. Gostaria de colocar um pneu mais largo e mais baixo. Quais as possibilidade? Obrigado !

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    1. Wagner, obrigado pela visita. Pneus de largura 175 e 185 podem ser aplicados com relativa facilidade no besouro. O perfil não precisa ser muito baixo, pois só pelo fato do pneu ser radial e mais largo certamente a estabilidade será bastante majorada, então você não precisa sacrificar muito o conforto abaixo demais o perfil. Abs.

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  13. Olá, tenho um fusca 1964, todo original, menos as suspensões q foram trocadas por mais modernas 4 furos e um motor 1600 potente rsrs. As rodas são do fusca R15. Gostaria de uma dica pra combinar um pouco de conforto e estabilidade. Obrigado!

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    1. Juca, obrigado pela visita. Sua viatura deve estar bacana, hein? Veja, uma opção legal que dara mais estabilidade sem sacrificar o conforto, além de manter um visual mais clássico é o pneu 165R15 Kelly Metric do Fusca Itamar. Conte para nós o resultado depois! Obrigado e volte sempre.

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    2. Legal, obrigado pela dica, assim que puder digo como ficou. Parabéns pelo site.

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    3. Jura obrigado. Conte-nos como ficou! Obrigado!

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  14. Boa tarde amigo, comprei um fusca itamar 1995, ele veio com rodas de 15 com 4 furos do saveiro cross... Pretendo colocar rodas e pneus nos moldes originais do itamar 1995, inclusive a tala. O meu uso se dá predominantemente no asfalto, quais as medidas que você recomenda de roda e pneus? Encontrei várias rodas "originais" a venda, o que difere nelas é a tala, qual é a tala original do fusca itamar 1995 série luxo?
    Obrigado pela atenção.
    Carlos

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    1. Carlos, boa tarde! Desculpe a demora em responder! Como sempre digo, a escolha dos pneus engloba muitas variáveis e preferências particulares de cada usuário. Se não quiser errar, os Kelly Metric 165R15 originais são excelentes! As talas de 4,5" a 5,5" polegadas irão te atender.

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  15. Ola,, Amigo, voce poderia me dizer que pneu é esse da foto?

    http://images59.fotki.com/v112/photos/3/34243/165371/DSC00071-vi.jpg

    Obrigado

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    1. Jose Campos; São pneus do tipo "mud", lameiros, com desenho estilo "tratorado". É difícil saber a medida ao certo por foto, mas, certamente, não encaixam na configuração original do Fusca sem raspar em nada. Um pneu lameiro interessante, barato e com medidas originais para o Fusca é o Maggion Militar 5.60-15, iguais aos traseiros da Penélope atualmente!

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  16. Tenho um fusca com rodas de Brasília com pneus 185/70/14,eu consigo colocar pneus 5.90.14 nessa mesma roda?

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    1. Thiago, desculpe a demora em responder. Estive ausente devido à questões particulares. Sim, você consegue sim. O carro ficará mais macio, mas mais instável.

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  17. Olá, tenho fusca 78 esta com aro 14 com medidas 175/65 dianteiro e 185/70 traseiro, vou trocar pneu pensei em deixar os 4 com 175/65 ou 70 qual seria melhor opção? Meu objetivo é deixar ele mais baixo e confortável

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    1. Toni; Desculpe a demora. Perfil de pneus e índice de confortos são grandezas diretamente proporcionais. Ou seja, normalmente, diminuindi-se o perfil, o conforto também diminui (enquanto que a estabilidade provavelmente aumentará). Uma opção interessante seria o 175/70 se você encontrar.

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  18. Tudo bem!Comprei um 75 e quero colocar rodas de Fusca Tala larga...
    6 polegadas na traseira e
    5.5 na dianteira...
    Qual medida ideal para ambas?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog!!

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    1. Ou qual ficaria melhor na dianteira descartando a largura original?

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    2. Desculpe as rodas tala larga seriam de aro 15
      Qual medida de pneu ficaria bom em ambas?

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    3. Otto, desculpe a demora em responder. Eu particularmente não gosto muito de pneus muito largos no Fusca porque (I) tornam o carro muito suscetível à aquaplanagens na estrada em dias de chuva forte; (II) acabam raspando quando totalmente esterçado; (III) tendem a deixar o carro mais gastão. Um pneu de largura 185 seria o máximo que eu colocaria, considerando-se as variáveis supracitadas.

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  19. Ola Rodrigo, boa tarde
    gostaria de saber um pneu um pouco mais largo para o fusca 86
    ele tem as rodas originais aro 15
    não gosto dos pneus 5.60 15 quando tento passar de 120km/h o carro dança
    tambem não quero pneu largo de mais
    quero um mais ou menos parecido com o original, se possivel mesma altura ou mais alto
    agora de largura tem que ser mais largo um pouquinho para usar nas rodas originais e não comprometer a durabilidade do pneu
    obrigado e agradeço desde ja

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  20. Boa noite Leonardo. Obrigado pela visita. Seu Fusca deve ser 1.6 tork confere? Carro espetacular na estrada. Vai com os originais do Itamar, o Kelly Metric 165R15 que é exatamente isso que você quer. Abs!

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    1. Muito obrigado
      Sempre tive paixão pelo fuscão

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  21. Bom dia Rodrigo, td bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog, show de bola.
    Tenho um Fusca 86 1600 está com pneu 165 roda 14 aranha. Por gentileza, qual seria uma configuração coerente, pois pego um pequeno trecho de asfalto, uma boa parte de estrada de chão e também um pouco na cidade. Os pneus 175/70 seriam um opção boa que o carro não fique duro e que não me deixe na mão no asfalto e nem na estrada de chão.
    Abraços e muito obrigado.

    Deus abençoe.
    Marcos Camargo

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    1. Marcos, boa tarde! Obrigado pela visita! Os Fuscas 1.600 ano 86 já saíram com a relação de marchas longa (a "raríssima" relação do SP2), ou seja, eles andam muito bem na estrada, podendo manter velocidades elevadas sem problemas! Contudo, é necessário ter em mente que on-road e off-road geralmente são grandezas opostas, ou seja, o que promove ganhos no on-road normalmente gera perdas no off-road e vice-versa. A escolha dos pneus é sempre algo pessoal, de acordo com as características que se procura impor ao carro. Eu, particularmente, considero os Fuscas com pneus diagonais uma das melhores viaturas que existem para se trafegar por estradas de terra, ainda que, por consequência, ocorram perdas consideráveis no asfalto. Aumentar a largura de um pneu para se rodar na estrada de terra, via de regra, irá impor maiores esforços ao conjunto mecânico da viatura, o que eu descartaria. No seu lugar, eu iria de pneu 5.90-14 original da Brasília pois ele promoveria ganhos consideráveis de conforto e capacidade na estrada de terra, desde que estivesse disposto a perder estabilidade na estrada de asfalto. Caso não queira, procure focar em pneus de perfil mais alto e trabalhe com pressões mais baixas que obterá um resultado satisfatório! Grande abraço!

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    2. Rodrigo, muito obrigado pela atenção e ajuda. Vou seguir o seu conselho.
      Abraços Marcos

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    3. Disponha! Depois volte para postar suas impressões! Obrigado.

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  22. Boa noite. Tenho um Fusca 73. Troquei a manga de eixo dianteira pela 4 furos e tb o semi eixo pelo de 4 furos. Estou com roda de Brasília. Os pneus que uso são 185/70/14r. Mas como o Fusquinha ganhou em distância entre eixos na traseira com a troca do eixo, corneta e TD mais, tenho impressão que os pneus vão pegar e raspar no paralama quando andar em uma roça. O mecânico acha que não (ainda na oficina terminando o serviço). A pergunta é qual medida usar para estabilidade, conforto e segurança? O terreno que ando muito é cidade, asfaltada (muitas curvas) e terra (estrada ruim). Posso usar este conjunto de pneus? São pneus meia vida, radiais sem câmara.

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    1. Leandro obrigado pela visita. Veja, em princípio estes pneus não deveriam pegar na traseira, mas, sim, na dianteira quando todo virado para algum dos lados, sobremaneira em erosões. Quanto a andar bem na terra e no asfalto... Veja, são grandezas inversamente proporcionais. Um pneu que talvez chegue perto do que você deseja é o 165R15 do Itamar, mas aí teria de trocar as rodas. Colocar os 5.90-14 da Brasília maximizaria o conforto e a capacidade fora de estrada mas você perderia em estabilidade. Eu considero os seus pneus atuais não ideais para a terra, mas certamente que eles promovem mais segurança no asfalto, exceto talvez na estrada sob chuva muito forte pois por serem mais largos majoram a probabilidade de ocorrência de aquaplanagem. A decisão final terá de ser sua, ponderando as variáveis e cedendo em algumas características para ganhar em outras que sejam sua prioridade. Grosso modo, melhorou no asfalto piora na terra e vice-versa. Abs!

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  23. Boa noite Rodrigo!
    Achei muito interessante suas dicas sobre os pneus para o fusca.
    Tenho um fuscão 1972 com rodas 4 furos com tala 4,5 e pneus 5.60/15. Porém sinto muita instabilidade em auto estrada e por isso quero trocá-los por outros de largura maior sem que eu tenha que alterar as estruturas... ouvi dizer que as rodas de tala 5,5 são as recomendáveis para o meu caso, mas caso sejam essas, qual o tamanho dos pneus?

    Muitíssimo obrigado!

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    1. Anselmo, bom dia. Obrigado pela visita! A instabilidade que você sente em rodovias deve-se basicamente a duas coisas: a primeira, sendo a principal, é que os seus pneus são diagonais e, portanto, pouco estáveis em altas velocidades; verifique também se o seu Fusca possui a barra estabilizadora dianteira e a compensadora traseira. Sobre os pneus, se quiser ganhar em estabilidade e não perder muito a aparência original os pneus de medida 165R15 ficam muito bons! Para maximizar ainda mais a estabilidade, poderá recorrer a pneus 175/70R15. Grande abraço!

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  24. Boa noite Rodrigo!
    Realmente você tem razão, eu não possuo as barras estabilizadoras e eu vou providenciar isso... Então eu posso trocar as talas de 4,5 para 5,5 com as medidas 175/70R15 né?
    Abraços

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    1. Boa noite, Anselmo! Obrigado pelo seu retorno. Sim, você poderia trocar as talas, mas, no meu modesto entendimento, é possível empregar a sua roda 4,5" caso você não queira gastar demais. Depois nos conte! Abs!

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  25. Boa tarde Rodrigo. Adquiri recentemente um Fusca 73, cujo motor já foi trocado e está com um 1600, mas mantém as características ainda originais de conjunto roda/pneu. Vi alguns comentários anteriores, mas ainda restaram algumas dúvidas? Nas rodas originais, que não sei dizer qual tala, podem ser colocados os radiais 175/65R15? Ou precisaria trocar as rodas? Está muito difícil achar os 165 do Itamar. Só sob encomenda e o olho da cara. Colocando esses 175/65 eu ganharia um pouco mais em estabilidade? Obrigado. Renato.

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    1. Renato, boa noite! Obrigado pela visita! Suas rodas devem ser, provavelmente, tala 4,5". Elas aceitariam sim o pneu 175/65R15, como o Anselmo, no comentário logo acima, sugere. Obviamente a tala 5,5" ficaria ainda mais interessante, mas não entendo ser uma condição mandatória. Certamente você teria um ganho de estabilidade, não só pelo aumento da largura, mas, também, pela diminuição da altura do perfil. Confira também as suas barras estabilizadora e compensadora. Grande abraço!

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  26. Boa dia, Rodrigo. Tudo bom? Gostei bastante de suas dicas. Realmente me ajudaram a entender melhor tudo isso. Eu tenho um fusca 1969. Ele veio com as suspensões mais recentes, com furação de 4. Está com aquelas rodas Mangels Direcional aro 14, tala 5. Comprei há pouco e ele veio com pneus 185/70R14 nas 4 rodas, que está bem acabado e, além de tudo, o pneu está fazendo um "bucho" com 24psi (foi o que eu achei na internet ser o certo, pode estar errado; no pneu não encontrei informação quanto a calibragem indicada). Isso se dá por que? A calibragem está certa? Dei uma olhada na internet e vi que a calibragem recomendada era 21 lbs nas traseiras e 16 na dianteiras sem peso, com peso seria 24lbs e 17lbs. Gostaria de saber qual tipo de pneu você indicaria para ser utilizado na cidade e estrada asfaltada, pois preso bastante por segurança e planejo fazer algumas longas viagens com o fusquinha. Um grande abraço!

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    1. João, boa tarde. Desculpe a demora em responder. Seu conjunto roda e pneu para o Fusca é bacana. Se você gosta dele, deixaria assim, embora eu particularmente prefira sempre as medidas originais tradicionais do Fusca (5.60-15 e 165R15). Esse "bucho" a que você se refere é normal, pois os besouros realmente trabalham com calibragem mais baixa. O que você pode fazer, e eu faço também, é aumentar até 5 libras cada calibragem de referência quando for pegar estrada. O carro ficará mais econômico e mais "na mão", embora mais duro! Grande abraço e bons passeios.

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  27. Boa tarde Rodrigo! Tudo blz? Excelente postagem, mais de 2 anos e ainda tirando dúvidas do pessoal. Enfim, meu fusca é 83, 1600, um carburador. Está passando agora por uma breve reforma e cheguei na parte dos pneus. Pelo que entendi fazendo a leitura do blog, o recomendável para um uso majoritário em cidade, mas com eventuais viagens de até 200 km,seria rodas 14" da Brasília, 165/80r? Qual a sugestão para esse caso, considerando uma boa relação de segurança, estabilidade e conforto?
    Agradeço a dedicação. Marcelo

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    1. Marcelo, tudo bom? Obrigado pela visita e desculpe a demora! Veja, se você conseguir encontrar os Kelly Metric 165R15 do Itamar eu entendo ser a pedida ideal! As rodas 14" da Brasília o pessoal normalmente usa com pneu um pouco mais largo e perfil um pouco mais baixo. Fica melhor na estrada? Sem dúvida alguma! Mas perde um pouco na terra também... É que está difícil achar os originais do Itamar mencionado, mas eu os considero uma opção formidável. Caso prefira passar para o aro 14, só não exagere demais na largura (algo acima de 185), nem utilize perfil muito baixo (abaixo de 65), pois no meu entender e para o meu gosto o ganho em estabilidade não compensa o resto! Abs!

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    2. Então se eu escolher um conjunto de roda e pneu 165/65R15, como eu disse antes, focado para rodar na cidade e uma eventual viagem na pista, seria a opção ideal? Se eu não encontrar a do Itamar, qual a diferença de pegar alguma outra de 15"?

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  28. Boa tarde, queria saber sua opinião sobre a configuração que estou colocando no meu love 1984 roda de brasilia, 175/65 R14 tala original 5 na diant e 185/70 R14 tala 5.5 na trazeiro, oq vc acha? Minha dúvida e tala 5.5 ou 6 na traseira, obrigado

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    1. Colega Fusqueiro, obrigado pela visita. Eu ficaria com tala 5,5 na traseira. Prefiro sempre manter tudo o mais próximo possível da originalidade do Fusquinha, pois isso o agrega muita confiabilidade e pouca dor de cabeça rs! Espero ter ajudado... Abs!

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  29. Caro Rodrigo,

    Parabéns pelo Blog e sua iniciativa em ajudar as pessoas. Meu primeiro carro foi um Fusca 1500 1973. Hoje tenho um Renault Sport 2.0 2017 e decidi realizar um sonho antigo, tornar a ser um feliz proprietário de Fusca. Adquiri um Fusca 1600, ano/modelo 1986, branco, com placa personalizada do ano do veículo. O Fusca mantém as características originais, exceto bancos, no caso Recaro e rodas de Brasilia aro 14", com pneus 185/70R14. Gosto dessa configuração, mas quero saber (1) se posso colocar rodas de liga leve de 15", furação 4x100 com adaptadores (4x130 para 4x100), pois não quero me desfazer das rodas de ferro de Brasília. Neste caso, usarei pneus 185/65R15. (2) Qual é a largura da roda do estepe, em polegadas, para caber no compartimento? Usarei o mesmo pneu "linguiça" 5.60 15.
    Abraço,

    Wilian.

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  31. Olá amigo, parabéns pela excelente postagem e pela iniciativa em ajudar os fusqueiros de plantão!
    Eu tenho um fusca Itamar 94 1600 com rodas 14 da Brasília e pneus 175/70r14, que considero até bons no asfalto, mas na terra não, pois o fusca fica muito baixo e um pouco duro. Estou pensando em colocar a medida 175/80r14, talvez AT, será que ficaria bom? O que acha?

    Por Paulo Henrique

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    1. Paulo, a minha dúvida é idêntica a sua. Gostaria de saber se, com aro 14, eu consigo escolher um pneu com custo x beneficio igual ao original de aro 15.

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  32. Rodrigo meus parabéns pelo blog.
    Estou em dúvida entre colocar o 5.60 15 Tornado Alfa ou o Campeão Supremo. Pelo que vi em postagens anteriores você prefere o Pirelli, está correto? Tem algum motivo especial?

    Obrigado. Guilherme

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  33. Olá Rodrigo!
    Tenho uma.Kombi 89 motor 1600 qie vai pegar estrada.

    Na frente os pneus são 185/70 r14
    Atrás são 185/65 r14

    Qual calibragem me sugere? Recomenda mandar os da frente para atrás?

    Foi o mecânico da Cambagem que me sugeriu essa configuração.

    Agradeço e valorizo seu trabalho e empenho!

    Muitas Gracias!

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  34. Caro Rodrigo. Com relação ao seu comentário que o pneu 165/80 r15 é mais alto que o 5.60–15 eu queria entender o seguinte: o 5.60 é em polegadas (portanto 5,6 X 2.54) tem 14.2 cm de altura. Já o 165/80 ( ou seja 16.5 cm X 0.8) corresponde a 13.2 cm de altura. Estou errado?

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    1. O pneu radial já tem a medida em mm. Ou seja, 165 mm ou 16,5 cm. Espero ter ajudado.

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  35. Meus parabéns pela excelente postagem e principalmente por tirar as dúvidas dos fusqueiros Brasil a fora por tanto tempo. Tenho no meu fusca os 4 pneus 5.60 tornado alfa, sendo que só os traseiros são novos, os dianteiros super carecas. Um borracheiro me falou pra colocar 2 175/65 R15. Poderia usar esses pneus na traseira? ou na dianteira? Pode ser usado nos aros originais? Muito obrigado pela grande ajuda que tem dado aos fusqueiros!

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  36. Tenho um fusca 1980 ele esta com rodar esportivas aro 14 e resolvi pedir as rodas originais hoje roda 15 4,5 tala e não sei qual pneu usar! O besouro anda mais na cidade e viagens curtas nas redondezas e de vez em quando vou pro sitio nele mas as estradas são boas. Queria uma dica dé quais pneus usar, os originais com câmera ou os sem câmera e se for sem câmera qual configuração de pneu você me indica? Obrigado!

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  37. Ola! Gostaria de saber a sua opinião sobre qual pneu usar em uma kombi 73. Original na altura. Uso para viagens em estrada e moro em estrada de terra. Porem ela tem rodas de fusca aro 15. Esse maggion serviria? Ou ficaria muito fino?

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  38. Tenho um Fusca 1974 1300, gostaria de trocar os pneus por radiais aro 15, para isso eu preciso trocar as rodas por talas maiores, quais talas e quais pneus são recomendados? (não ligo para largura do pneu e sim para conforto e segurança)
    Pensei nos 175 60 R15, na dianteira ele iria raspar ao esterçar o volante? e qual Tala usar?

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  39. Olá Rodrigo e fusqueiros do Brasil! Só atualizando o assunto pneu aro 15 Fusca, há mais 2 fabricantes aqui no Brasil fornecendo pneu 5.60 diagonal com câmara: Technic e Barile Jupiter. Quanto à qualidade/durabilidade não sei ... Continuo considerando o Pirelli Tornado Alfa o melhor, em 2o. o Campeão Supremo da Firestone e em 3o. o Falco da Maggion. O Kelly Metric Radial sem câmara da Goodyear não estou achando mais ... e quando tinha era bem caro, mais de R$300,00. Achei o pneu da marca Vitour (não conheço, deve ser chinês) mesmas características do Kelly mas tem faixa branca por R$349,00 + frete na Pneu Free ...

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