Um Blog para todos que adoram Fuscas, Aventuras, Passeios, Viagens, Off-Road e carros em geral!

Especial: O incrível Fusca Joca

7 comentários

O valente Fusca Joca!


A postagem de hoje será dedicada a um amigo especial. Melhor dizendo, a dois amigos especiais, que nos receberam de braços abertos quando a vontade de fazer trilhas de Fusca era então somente um sonho distante.

Alexandre e o seu Fusca Joca são os dois amigos em questão.

Lembro-me que nos conhecemos através de uma postagem no Fórum Fusca Brasil, onde o Alexandre narrava suas experiências e aventuras no divertido processo de melhoria do originalmente já valente Fusca, passando o Joca a ser uma referência entre os aficionados pelo carrinho, sobremaneira aqueles que adoram empregá-lo quando a estrada comum acaba. As postagens em questão no supracitado fórum poem ser acessadas em: http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,33397.0.html

Após algumas trocas de e-mails, combinamos de passear com os Fuscas no Centro de Treinamento de Off Road - Off Track, em Caucaia do Alto - SP, quando, na oportunidade, conheci o também até hoje grande amigo Fernando Miguel e sua valente Rural Madame (quem, invariavelmente, muito me incentivou a conhecer o mundo dos 4x4). Que época gostosa, quando podíamos nos reunir com os grandes amigos, mais vezes, para fazermos aquilo que era paixão de todos: carros fora da estrada!



Fusca Joca descendo um caminho no Off Track para iniciar a brincadeira!



Do ponto de vista do Fusca Barrinho, o qual, junto de mim, aprendíamos lições com os mestres Alexandre e Fernando!



Três amigos, Fuscas Joca e Barrinho, e Rural Madame, ainda limpos, antes de a brincadeira começar! Off Road é amigos e emoção!


Naquela ocasião ficou bem claro que Alexandre e o Joca eram uma dupla de elevada intimidade. Ainda que eu tenha um histórico nada desprezível de milhares de horas e quilômetros no comando de Fuscas, ficou claro para mim que minha habilidade era incomparavelmente inferior ao do, agora, grande amigo Alexandre.



Foto do arquivo: Joca no início de suas incursões no fora de estrada, ainda sem praticamente nenhuma modificação.


Sem exagero algum, o Joca se tornou um dos mais famosos Fuscas de todos os tempos, já que, com poucas modificações, este besouro fez sucesso em diversas trilhas da vida, sendo que seus impressionantes vídeos rodaram o mundo (temos notícias de que o vídeo do Joca na Trilha das Águas subindo a Trilha da Placa rodou por diversos países) e serviram para corroborar o que já é de saber notório: não existe carro 4x2 original no mundo que vai até onde os VW Sedan vão!



Joca e Alexandre no vídeo que rodou o mundo! Sejamos francos: até o Herbie o invejaria!



Outro vídeo do Joca indo até a Placa (Trilha da Placa, Cajamar - SP) por caminhos radicais!


Sendo o Alexandre um dos mais audazes e técnicos pilotos de off-road que conheci, especialmente quando ao volante do Joca, com poucas e precisas modificações conseguiu um resultado formidável, preparando a sua viatura para incursões aparentemente impossíveis. E, assim, o Joca, um Fusca 74, recebeu acessórios que permitiram-lhe transpor obstáculos que, não raro, deixavam boquiabertos os amigos do 4x4, mantendo, ainda, toda a agilidade que somente os Fuscas possuem na terra.

Com protetores dianteiros e traseiros, suspensão original levantada, pneus mistos, proteção do sistema de indução e elétrico, o Joca mescla a aparência original com pequenos detalhes técnicos que o tornam apto a enfrentar locais que até alguns 4x4 pensariam duas vezes em tentar transpor.



Joca em sua configuração mais recente! Absurdamente bruto, porém, ainda, original!


Mas nem tudo na vida é exatamente como queremos. E as poucas vezes que, atualmente, conseguimos reunir nossa turma para fazer o que gostamos é prova irrefutável desta assertiva.

Assim, infelizmente, chegou-me a notícia de que o Joca necessitará ser vendido, pois o meu grande amigo Alexandre tem outros projetos de vida que se sobrepõe em importância ao sonho de um Fusca original imbatível no fora de estrada. E, diante da exposição de suas razões, eu concordo com ele! Eu mesmo deixo de lado alguns sonhos pessoais para privilegiar certas obrigações. Mas, com plena convicção, chegará o momento de vivermos estes sonhos...

Quem estiver interessado no carrinho, garanto que irá obter uma joia rara em termos de história, passado de aventuras, qualidade, bom gosto e, claro, capacidade off road!

E, de brinde, terá em mãos um dos mais famosos Fuscas do Brasil!


Nos vemos na estrada (e, quiça, você com o Joca)...

7 comentários :

  1. Eu já andei nele!!!
    Muita honra!!!
    Valente prá caramba!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse carro anda até sozinho com o dono dirigindo-o pelo lado de fora pra vencer uma subida com obstáculos.

    ResponderExcluir
  3. bom dia !
    precisou fazer alguma modificação nos amortecedores traseiros pra colocar esses pneus ? gostaria de saber mais ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, obrigado por sua visita. Até onde sei a única coisa que o amigo Alexandre fez no Joca foi ter colocado a regulagem do facão traseiro no máximo.

      Excluir
  4. Sabe o que ele fez pra subir a dianteira? E as medidas dos pneus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, ele subiu a dianteira com mangas sobrepostas. A medida do pneu dianteiro se não me engano é 205/70R15 e a traseira se não me engano é 225/70R15. Abs.

      Excluir