Um Blog para todos que adoram Fuscas, Aventuras, Passeios, Viagens, Off-Road e carros em geral!

Dicas Técnicas - Revisando o lavador e os limpadores de pára-brisa

2 comentários

Manter o sistema de limpadores de pára-brisa funcionando é fundamental para o conforto e a segurança quando em deslocamentos sob chuva. Infelizmente, porém, poucas pessoas dedicam a este sistema a atenção que deveria ser despendida.


Embora seja um apetrecho que, normalmente, é verificado somente após a pane ocorrer - ou seja, na maioria dos casos os proprietários apenas fazem uma manutenção corretiva - é notória a inestimável importância deste sistema para a segurança operacional. Assim, acredito ser fundamental a realização de manutenções preventivas em todas as partes que integram o equipamento, sobremaneira se o seu carro nunca passou por nenhum tipo de revisão nestes itens, pois, infelizmente, caso a manutenção seja negligenciada, eles costumam quebrar justo na hora em que você mais precisa!

O grande problema, todavia, reside no fato de que é difícil encontrar certas peças de qualidade para a devida restauração de todos os mecanismos que compõem o lavador e o limpador de pára-brisa do VW Sedan.

Assim, sugiro que todo o processo se inicie pela revisão do sistema composto pelo lavador de pára-brisa. Caso o foco seja a originalidade, não há problema: mesmo nos dias atuais é relativamente fácil encontrar as peças que formam o sistema de lavagem dos vidros (sugiro, como sempre, a Bunnitu: www.bunnitu.com.br).

Todavia, uma boa dica para aqueles que gostam de personalizar e equipar o besouro é tornar o lavador elétrico (o espirrador do brucutu recebe a pressão de água de um motorzinho elétrico alocado no reservatório de água), como nos carros modernos, o que é simples e barato de ser feito.

Independentemente do modus operandi escolhido, entretanto, não se engane: embora aparente ser algo não tão importante, o funcionamento deste lavador é fundamental, sendo um item de segurança, inclusive. Para quem roda bastante com o besouro, sobremaneira em estradas de terra e, especialmente, na lama, eu diria que é um mecanismo imprescindível.



Na revisão do sistema, não deixe de checar o aperto e o funcionamento das partes, promovendo um acerto de tudo o que não estiver dentro dos conformes.



As duas imagens superiores mostram que a Penélope chegou para a manutenção preventiva sem a borracha fica no entorno do eixo do braço do limpador, mas recebeu a peça em questão durante a revisão. Esta borracha promove uma certa proteção e um considerável incremento estético na parte em que é alocada.



A Instrumentos Moóca é uma loja tradicional da região, possuindo pessoas capacitadas em suas fileiras, além de um bom estoque de peças antigas e/ou de boa qualidade.


Após a revisão do sistema de lavagem, peça para o seu auto-elétrico de confiança realizar uma manutenção preventiva nos motores do limpador de pára-brisa. Ou, caso prefira, faça isso em casa mesmo, desde que possua conhecimentos suficientes para a empreitada.

Para a revisão dos mecanismos móveis do sistema do limpador, que talvez seja a parte mais complicada justamente por ser difícil de encontrar certas peças e miudezas de boa qualidade, recomendo a Instrumentos Moóca, que foi onde levei a Penélope para a revisão destes itens.

Já havia utilizado os serviços deste pessoal em outras oportunidades, e a qualidade sempre foi um ponto forte, ainda que os preços sejam um pouco elevados. O resultado, porém, é satisfatório, pois o custo - benefício compensa.

A grande vantagem é que, além da experiência de muitos anos, a Instrumentos Moóca possui um pequeno acervo de peças antigas, de qualidade, as quais promovem uma considerável diferença no desempenho do serviço, uma vez que as peças atuais - quando encontradas - são de qualidade discutível na maioria dos casos.

Após todas as revisões e adequações necessárias, o seu valente Fusca estará apto a enfrentar novamente, por muitos anos, eventuais tormentas que, não raro, desabam sob nós.

Ressalta-se que a partir do mês de agosto do ano de 1973 os Fuscas começaram a vir de fábrica com o limpador de duas velocidades. Se o seu é um besouro nascido desta época em diante, o sistema tem de estar funcionando com as duas configurações para estar plenamente operacional.

Tudo estando dentro dos conformes, é hora de pegar a estrada, pois os besouros que não rodam por aí não tem história para contar.

E, se a chuva cair e você estiver no meio do nada, numa estrada enlameada, não se preocupe: com o lavador e o limpador funcionando, você literalmente enxergará o mundo com outros olhos!

Nos vemos na estrada!

2 comentários :

  1. Caramba, essa borracha que foi colocada é uma peça original? Eu nunca vi isso antes... Ela tem função de vedar para não entrar água pelo eixo do limpador? Vc sabe se é necessário fazer alguma lubrificação do sistema? Obrigado!!!
    Abração e muita luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, acredito que a função dela é de auxiliar a proteger o eixo, evitando entrada de água e sujeira, além da função estética. A borracha vem no carro originalmente sim, mas é algo que a maioria das pessoas nem sabe que existe. Sobre a manutenção preventiva, está foi a primeira que fiz, onde revisei tudo, mas acho que não existe nenhuma necessidade especial de lubrificação. Abraço forte.

      Excluir