Um Blog para todos que adoram Fuscas, Aventuras, Passeios, Viagens, Off-Road e carros em geral!

Viagens e Passeios: Encontro de Fuscas e afins no Largo São José do Belém

6 comentários

No dia 03 de abril de 2016, estava minha mãe a realizar um passeio matinal quando se deparou, sem querer, com um encontro de Fuscas no Largo São José do Belém, no bairro Belenzinho, em São Paulo - SP. Tão logo me avisou, fomos conferir "in loco" o evento.


Embora diminuta, a exposição estava interessante: uma considerável diversidade de estilos estavam representados, comprovando a inigualável capacidade de personalização que somente os Fuscas possuem.

A quase totalidade dos carros presentes era de propriedade de integrantes do Volks Club Moóca, cujos membros promoveram, então, um pequeno encontro de carros e amigos. Pelo que nos foi informado, este grupo de "fuscomaníacos" se dividiu para atender às diversas solicitações de exposições para aquele fim de semana, fato que corrobora a nossa costumeira assertiva de que Fuscas sempre fizeram sucesso, fazem até hoje e, se depender de nós, apaixonados, continuarão fazendo por muito tempo...



Um Fusca original da década de 60 representou o visual clássico destes "vovôs", cuja beleza é por muitos considerada a mais destacada dentre todas as gerações do VW Sedan.



Contrastando com os modelos mais antigos, um Fusca 1983, também bastante original, destacou-se por seu digno estado de conservação. Para quem quer um besouro para rodar diariamente, enveredando-se por viagens e passeios distantes, esta geração (a da década de 80) é excelente, pois agrega componentes mecânicos e inovações que permitem um rodar mais seguro e veloz, parecendo-se mais com os atuais carros modernos de plástico.



Um Fusca German Look impecável chamou a atenção para si com sua personalização baseada em modelos da Porsche, a qual, além da inegável beleza inerente, permite incontestáveis ganhos de desempenho no "on road".



Num tom de vermelho próximo ao da Penélope, um chamativo besouro, bastante personalizado e rebaixado, impunha respeito com um visual esportivo intimidador.


Outros modelos diversos, em sua maioria rebaixados e ostentando um visual mais despojado, tipicamente californiano e "old school", também se fizeram presentes, ilustrando as particularidades deste estilo de customização.

A cultura Hoodride, os chamados Ratões, não estava representada por nenhum besouro na ocasião. Odiada por uns e amada por outros, esta metodologia de customização diferencia-se por seus modelos aparentemente largados, apodrecidos, mas com rodas, interiores e motores invejáveis. Na época do saudoso Barrinho, faltava pouco para fazê-lo um legítimo rato... ainda que sem intenção (rs...).



O Ragtop (teto solar de época) é um acessório desejado por muitos fusqueiros. Não é para menos: o charme é absoluto, lembrando-nos do Herbie em suas aventuras (já que ele possuía este acessório).



Este Fusca vermelho, ostentando um visual personalizado de aparência mais "largada", foi cercado por uma multidão de crianças que nele adentraram. É impressionante como as crianças gostam do VW Sedan...



A personalização à moda antiga (Old School) possui diversos adeptos por sua beleza peculiar, a qual, ainda que permita uma personalização do carrinho, não o desliga completamente das suas características.



Ostentando acessórios diversos, este besouro se apresentou com um motor equipado com acessórios que objetivam maximizar o desempenho e a esportividade.



Não podíamos deixar de mencionar uma belíssima Kombi, único exemplar presente do modelo, mas que fez bonito por estar extremamente íntegra e personalizada com extremo bom gosto.


Apesar de não serem da família "Air Cooled", um Taurus e uma Explorer, ambos da Ford, apresentaram-se fantasiados de viaturas interceptadoras das polícias norte-americanas. Acompanhadas de seus motoristas à caráter, contribuíram para o sucesso do evento, demonstrando que não é necessário nenhum tipo de "preconceito automotivo", já que há espaço para todos, cada qual com suas belezas e características particulares  (não, caro leitor, não estamos mostrando outros tipos diversos de carros devido à alguma lei de cotas ou afins...).



A barca à moda americana: Ford Taurus. Ele faz os nossos sedans parecerem sub-compactos...



Extremamente robusta, valente, capaz e ainda assim possuidora de um conforto invejável. Estas são as credenciais das antigas Ford Explorer, empregadas pelas forças policiais norte-americanas para o combate diuturno ao crime. Impossível não admirar o "American Way Of Life"



Numa visão geral dos carros expostos percebe-se que o evento, apesar de pequeno, foi divertido e diferente. Que a cada ano mais e mais participantes exponham seus bólidos. E que a gente fique sabendo do evento com antecedência, para a Penélope poder participar!


Para os próximos anos, sugerimos que o evento foque mais na divulgação. Certamente muitos proprietários de Fuscas e afins ficariam felizes em contribuir com a festividade, apresentando orgulhosamente seus possantes.

Infelizmente, porém, evidenciamos, mais uma vez, a ausência de modelos personalizados para uma vocação mais utilitária e off-road. Ao meu entender, isso é um contra-senso: sendo os besouros naturalmente valentes no fora de estrada, por que seus proprietários não os aproveitam numa atividade fim que explora as natas capacidades do carrinho?

De uma coisa tenho certeza, porém: sempre que possível, estamos contribuindo para quebrar este paradigma. Num futuro próximo, quem sabe, teremos muitos Fuscas caracterizados para andar na terra... estamos trabalhando para isso!

Mas, independentemente do estilo e das preferências individuais de cada fusqueiro, uma coisa é certa: Fuscas são como um lego gigante, cuja montagem é feita de acordo com a personalidade e o uso do dono. Eles aceitam tudo! E, por isso mesmo, cada Fusca é único!


Nos vemos na estrada.

6 comentários :

  1. Encontro assim perto de casa é tudo de bom. E tenho como contribuir com minha opinião pois sou proprietário de um Ford Explorer ano 94 igual ao da reportagem. Fui proprietário de um Ford Taurus ano 95 igual ao da reportagem e além de aprender a dirigir em um fusca 1200 ano 67 6v, fui proprietário de um fusca 1300 ano 82. A Explorer é o Taurus são dois exemplares de extremo conforto e robustez. Agora sem dúvida os fuscas fazem a alegria dos seus proprietários não só por seu estilo único e inconfundível, quanto também pela confiança em sua mecânica para uso na cidade, no campo e também no uso Off Road

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua presença constante no blog, sempre trazendo informações oportunas. Espero que a gente possa retomar os passeios da turma!

      Excluir
  2. Obrigado pela reportagem agradecemos todo o carinho e toda atençao prestada com nossos bezouros #volksclubmooca familia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a vocês pela exposição. Quando houver algo do tipo nos avise. Certeza que a Penélope ficará honrada em se fazer presente, representando um estilo de personalização diferente.

      Excluir
  3. Alguém sabe o modelo da roda do fusca vermelho? Parece ser em alumínio com as calotas originais! Muito lindas

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe o modelo da roda do fusca vermelho? Parece ser em alumínio com as calotas originais! Muito lindas

    ResponderExcluir