Um Blog para todos que adoram Fuscas, Aventuras, Passeios, Viagens, Off-Road e carros em geral!

Encontros e Eventos: VolksClub Moóca - 460 anos do bairro

4 comentários

Para comemorar os 460 anos do bairro paulistano da Moóca, o VolksClub Moóca organizou um fantástico encontro de Volkswagen refrigerados à ar! E a Penélope, claro, não poderia ficar de fora!


O dia 20 de agosto de 2016 amanheceu chuvoso. São Pedro dava a entender que tiraria o atraso das chuvas na capital paulista após algum tempo de estiagem. Nuvens carregadas pairavam sobre o céu da cidade, anunciando que a madrugada tempestuosa iria continuar sábado afora.

Contudo, até mesmo o "chefe do tempo" não teve coragem de tentar estragar o espetáculo programado para este dia, e, agindo como tivesse se rendido ao encanto dos multicoloridos exemplares da família VW Air Cooled, "Pedrão" trabalhou para que as águas prometidas não caíssem sobre o evento.

Conhecendo-nos através da publicação que contou um pouco acerca do Encontro de Fuscas do Largo São José do Belém, o VolksClub Mooca, muito gentilmente, através do seu Presidente Sr. Daniel Vittalo e do Diretor Sr. Fernando Luis, convidou-nos para participar deste evento. Obviamente, aceitamos com muita honra e alegria.

Assim, por volta das 12:00 horas do dia 20, a Penélope nos levou até à conhecida Rua dos Trilhos, n. 869. Lá já se encontravam alguns membros da diretoria do VolksClub Moóca, bem como alguns comerciantes que iniciavam a montagem de seus estandes: barraquinhas com peças de carros, adesivos, alimentação, drinks, enfim, uma satisfatória diversidade de serviços.



Um exemplar customizado dentre as várias Brasílias lá existentes. Ao fundo, aparecem alguns dos estandes, os quais forneciam alguns serviços aos visitantes.



O clima chuvoso não desencorajou os apaixonados pela família "Air Cooled": vários exemplares estiveram presentes no evento, promovendo aos expectadores um verdadeiro show.


Estacionamos a nossa viatura e começamos a passear pelo local. Como ainda havia poucos veículos, aproveitamos a deixa para comer um pastel (quem não foi perdeu uma ótima oportunidade de passar um dia divertido, saboreando um bom pastel rodeado de Fuscas e amigos).

Com o passar do tempo, mais e mais exemplares começavam a chegar. Em poucos minutos, todas as "tribos" e estilos estavam representadas: dos carros perfeitamente originais (os verdadeiros placa-preta) aos inteiramente customizados, passando pelos tradicionais German Look, Old School, Hoodride, além daqueles impossíveis de serem enquadrados em alguma tendência específica. E, como boa novidade, desta vez a turma do fora de estrada estava minimamente representada pela Penélope (diga-se de passagem, a única viatura com algum tipo de projeção para o off-road... vamos trabalhar para maximizar o número de representantes desta espécie nas próximas oportunidades!).



Veículos placa-preta ao lado dos customizados: o evento demonstrou que o ideal é sempre deixar as "rixas" de estilo de lado e valorizar todos os modelos! Afinal de contas, cada um tem o seu valor específico (e não, não estamos nos rendendo ao politicamente correto).



Um besouro rebocando uma carretinha com jet-sky e até mesmo uma espetacular Rural ao fundo: um encontro para todos os gostos e idéias possíveis!



Passeando pelo local da exposição, era comum contemplar, lado a lado, modelos representando estilos diversos, os quais contrapunham suas diferenças principais. Um verdadeiro espetáculo para qualquer "fuscomaníaco"!



Os Fuscas se integraram perfeitamente à paisagem de alguns prédios antigos da Moóca, promovendo uma verdadeira viagem ao tempo para os visitantes. Saudosismo à toda prova!



A Penélope, calçada com os pneus militares, além das cordas acopladas (para rebocar e ser rebocada em casos de atolamento) representando os Fuscas com preparação para o fora de estrada leve.



Alguns dos exemplares da Diretoria do VolksClub Moóca apresentaram-se simplesmente fantásticos, com um nível de cuidado invejável.



No transcorrer da tarde de sábado, e a cada instante, muitos visitantes e participantes chegavam. O local só não ficou completamente lotado porque muitas pessoas desistiram de comparecer devido ao mau tempo predominante na cidade.



No fim da tarde, a grande área reservada para o encontro quase ficou pequena!



Um belíssimo exemplar representou a divertida categoria de Buggy.



A chegada de novos participantes, sobremaneira aqueles mais chamativos, atraia a atenção de todos os presentes.



Karmann Ghia: para muitos, o mais belo VW já feito até hoje... representados por dois belíssimos exemplares.



Inesperadamente, e portanto com agradável surpresa, encontramos o nosso velho amigo Leco e sua inconfundível Kombi Norminha, que adentrou ao local do encontro atraindo muita atenção por estar incrivelmente rebaixada.


É interessante mencionar que, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter um Fusca simplesmente impecável, único e perfeito para participar de um evento deste tipo. Tampouco é imperioso ostentar um veículo repleto de investimentos caros e imponentes. Algo que merece se elogiado é o fato de que o VolksClub Moóca permitiu a participação de todo tipo de veículo da família VW a ar, abrindo a oportunidade para quaisquer proprietários de um destes automóveis participar ativamente da festa, tornando-a bastante agradável e atingível para a maioria das pessoas.

O fim da tarde de sábado recebeu o ápice das visitas, quando a quantidade de carros participantes praticamente lotou o local, confirmando o sucesso inquestionável do evento.

Faz-se mister ressaltar que, além da oportunidade de passar um dia diferente com estes nossos queridos bólidos, aprendendo, ensinando, trocando idéias e jogando conversa fora, boas surpresas nos são sempre reservadas neste tipo de evento, pois sempre encontramos amigos de longa data com novas e mirabolantes invenções.

Como não poderia deixar de ser, o encontro teve o seu lado social, haja vista que os alimentos recolhidos nas entradas dos veículos (2 kg por carro participante) foram encaminhados à doação para entidades beneficentes do bairro.

Nada mais justo: um bairro de tamanha qualidade como a Moóca sem dúvida alguma faz jus à belíssima homenagem prestada pelo Clube, cujo evento honrou a magnitude desta região de São Paulo!

Parabéns a todos os envolvidos, tanto os organizadores quanto os participantes!

Confira aqui as fotos completas tiradas por nossa equipe.

O Blog da Penélope Viajante agradece especialmente ao Eduardo Cremonese da Equipe da Aviação e Notícia pelo auxílio com as fotos e, como não poderia deixar de ser, ao pessoal do VolksClub Moóca pelo convite e pela iniciativa de ajudar o bairro através da coleta de alimentos! O país precisa de mais iniciativas assim!

E eu faço um agradecimento especial à esposa pela companhia de sempre. Que venham os próximos eventos!


Nos vemos na estrada!

4 comentários :

  1. Obrigado Rodrigo pela sua presença é a presença da Penelope em nosso evento.... Obrigado pela Matéria de muito bom gosto...e que esse seja o primeiro de muitos outros eventos que contaremos com a sua presença é da Penelope...Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a vocês do VolksClub Moóca pelo evento e pela oportunidade. Um agradecimento especial ao vosso presidente e sua distinta diretoria. Estamos sempre à disposição! Parabéns! E que venham os próximos!

      Excluir
    2. Sempre juntos unidos por um ideal... aircooled

      Excluir
  2. Pena não estar em São Paulo nesse fim de semana, não pudi prestigiar, talvez no próximo. Parabéns sem dúvida foi um sucesso o evento. Gostei de ver a Rural kkk e também uma caloi dobrável igual uma que tive quando era criança.

    ResponderExcluir